10.189, O NÚMERO MÁGICO PARA CONSTANTINA!

por Patrick Savaris publicado 23/11/2022 15h19, última modificação 17/04/2024 16h15
A boa notícia é que já estamos na casa dos 9.300 habitantes (já cadastrados), e ainda restam alguns locais à serem visitados.

Vereador Ari Giacomini destacou a importância de todos os constantinenses responderem ao Censo 2022, do IBGE: antes do Censo de 2010, Constantina recebia 0,8 % do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), pois tinha mais de 10.188 habitantes. Após o Censo de 2010, foi constatado que o número de habitantes havia diminuído, e com isso Constantina passou a receber 0,6 %.

Esta situação nos traz um prejuízo de cerca de R$ 2,5 milhões por ano, recurso este que seria a “sobra necessária” para mais investimentos em todos os setores importantes de nossa sociedade: melhorias nas ruas de nossa cidade, na saúde, na educação, segurança pública, iluminação pública, incentivos aos produtores rurais e aos empreendedores urbanos, etc...

Portanto, o nosso futuro está em pauta: se atingirmos o número mágico, de 10.189 habitantes, este futuro será mais “folgado” financeiramente, em termos de recursos públicos. Se ficarmos na faixa do FPM atual, 0,6%, seguiremos nesta luta árdua das finanças públicas: o tal do “cobertor curto”.

Portanto, faça a sua parte. Receba os recenseadores, e responda aos questionamentos que eles fizerem. Caso ainda não tenha sido entrevistado, dirija-se até a Câmara Municipal de Vereadores, que os servidores irão te orientar de como proceder.