A Complementação de Um Grande Projeto

por fernandamarcondes — publicado 02/09/2013 10h48, última modificação 17/04/2024 16h14

Aconteceu no dia 29 de agosto, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Amândio Araújo localizada na Linha Barra Curta Alta, o ato de entrega dos uniformes da Banda Escolar e do Pelotão Mirim. Este último teve na sua formação, grande parcela de contribuição da Dra. Solange Moraes, Juíza de Direito da Comarca de Constantina, dos solados Bhor e Mathias e do Dr. Renato Araújo e familiares.

Na solenidade, além dos acima mencionados se fizeram presentes o prefeito de Constantina Leomar Behn, o presidente da Câmara Vereador Aluísio Valle, Promotora de Justiça, Kátia Regina Grizza, secretários da Administração, vereadores: Lindomar Duranti, Almir Villa, Ari Giacomini, Gerri Sawaris e Ivanete Moreira, subcomandante do 39º BPM de Palmeira das Missões, capitão Aguiar, comandantes da Brigada Militar de Constantina e de Liberato Salzano, delegado Adilson, diretora da escola, professores, alunos e pais.

Todas as autoridades que se pronunciaram destacaram da importância do projeto para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos e da oportunidade que estão tendo para vislumbrarem um futuro promissor.

Teve destaque o pronunciamento da Dra. Solange, Juíza de Direito, que lembrou que teve a idéia de implantar o Pelotão Mirim em Constantina quando lia uma reportagem sobre o assunto, em um jornal em Barra do Guarita, ao lado do seu pai, que faleceu há pouco tempo. Comentou que a idéia se tornou realidade porque pode contar com o trabalho solidário do policial Bohr, que segundo ela, está sendo fundamental para que o projeto tenha êxito, pois está em constante acompanhamento do mesmo, orientando os alunos.  Destacou ainda a magistrada a parceria com o Poder Público Municipal, através da Secretaria da Educação, com a Escola Amândio Araújo e os professores, a Brigada Militar, o Ministério Público e a comunidade.

Em forma de agradecimento os alunos entregaram uma recordação a Juíza, a  Promotora de Justiça e aos soldados Bhor e Mathias.

O projeto hoje tem cerca de 100 alunos, que, no turno inverso da sala de aula recebem orientações diversas sobre os males das drogas, importância de cuidar do meio ambiente, respeito com o semelhante e outros temas importantes para a boa formação de uma pessoa. Também praticam esportes, música e canto.

No final da solenidade todos se postaram para uma foto, os alunos todos uniformizados e depois os presentes tiveram a oportunidade de ver a apresentação da Banda Marcial que encantou a todos.

Foto 29-08-13 Banda Escola Amândio Foto 29-08-13 Banda Escola Amândio 02