“Ricordi Della Itália”

por fernandamarcondes — publicado 23/07/2014 10h32, última modificação 17/04/2024 16h14
Recordar as culturas e cultivá-las é uma tarefa difícil e de extrema importância.É por esta razão que o Poder Legislativo de Constantina prestou uma singela homenagem ao Grupo “Ricordi Della Itália”, pelos 22 anos do programa radiofônico transmitido pela rádio atlântica de Constantina (AM) que tem por objetivo expandir a cultura italiana.

Recordar as culturas e cultivá-las é uma tarefa difícil e de extrema importância. Vive-se em um país onde há grande diversidade e mistura de culturas. No Rio Grande do Sul muitos imigrantes italianos se instalaram nestas terras e formaram suas famílias, trazendo consigo culturas e costumes diferentes do que aqui viviam. Mas, esses costumes com o passar dos anos vão se modificando e muitas vezes acabam se perdendo. É por esta razão que o Poder Legislativo de Constantina prestou uma singela homenagem ao Grupo “Ricordi Della Itália”, pelos 22 anos do programa radiofônico transmitido pela rádio atlântica de Constantina (AM) que tem por objetivo expandir a cultura italiana dando ênfase ao dialeto que acaba sendo esquecido por muitos. A vereadora Cleusa Tomazelli  foi a proponente e ressaltou “ muitas palavras italianas são inseridas no vocabulário português, muitas comidas, danças e costumes estão presentes no nosso dia-a-dia, um legado que foi passando de pai para filho. É neste sentido que o programa Ricordi Della Itália vem fazendo há tantos anos onde através dos microfones da rádio preservam a cultura italiana, nos divertem e nos ensinam, com muita humildade, carisma e dedicação todos os domingos entram nas nossas casas para nos ensinar um pouquinho sobre esta cultura, Parabéns”. O vereador Gerri Sawaris representando a bancada do PT/PMDB e PSB se pronunciou e destacou que o precursor do programa foi o Sr. Justino Volpi e já fazem 14 anos que o casal Inês e Volmir Marcon matem este programa e divulgam a cultura italiana para toda a região. “Esse programa não vai acabar porque tem uma etnia por trás e também há muito amor e doação”, salientou. O Vereador Ari Giacomini representando a Bancada do PP/PSDB e PDT também fez uso da palavra e estendeu os cumprimentos à rádio atlântica “porque sem o veículo de comunicação a difusão da cultura seria apenas para um grupo restrito. Quem de nós não tem o sonho de conhecer a Itália, e através deste programa lembramos do dialeto herdado pelos nossos avós. Parabéns ao grupo o nosso reconhecimento pois este programa vai além das fronteiras”. O presidente da Câmara vereador Lírio Rigon destacou o empenho e a dedicação que deve ser reconhecido “sendo que o casal se dedica todos os domingos já há 14 anos com amor, para recordar essa cultura tão rica que é a italiana, fica a nossa singela homenagem ao programa e a vocês pela coragem empenho e dedicação”, ressaltou. O presidente em nome do poder Legislativo finalizou a homenagem entregando um certificado de reconhecimento aos idealizadores do programa Ricordi Della Itália. “Obrigado a todos vocês por nos prestarem esta homenagem em vida, nós não somos um grupo nós somos uma família, nós trocamos idéias, nos divertimos, rimos e choramos juntos e é isso que faz com que há tantos anos exista este grupo e este programa, desejamos que as pessoas sejam humildes, sinceras e que ajudem umas as outras, é esta mensagem que tentamos transmitir em nossos programas de rádio” finalizou a Sra Inês Marcon.