Informativo Sessão 04.04.2013

por guilhermebalestro — publicado 09/04/2013 19h52, última modificação 17/04/2024 16h14
Vereadores estão preocupados com o trânsito de Constantina. - O assunto foi amplamente debatido pelos vereadores na última sessão da Câmara. Todos são unânimes em afirmar que é preciso fazer mudanças e melhorias no mesmo.

VEREADORES ESTÃO PREOCUPADOS COM O TRÂNSITO DE CONSTANTINA

 O assunto foi amplamente debatido pelos vereadores  na última sessão da Câmara. Todos são unânimes em afirmar que é preciso fazer mudanças e melhorias no mesmo.

 

Almir VillaVEREADOR VILLA QUER O CONSELHO DE TRÂNSITO

 

Em seu pronunciamento o vereador Almir Villa, ao reportar-se a indicação de nº 06/2013 que pede para o executivo instalar uma rotatória como forma de redutor de velocidade na esquina da Av. João Mafessoni com a Presidente Vargas, comentou que se faz necessário com urgência criar no município o Conselho  Municipal de Trânsito. “Precisamos criar o Conselho de Trânsito para que este, junto com a polícia civil e a Brigada Militar comecem a dar parecer sobre o que é preciso fazer para melhorar o trânsito no município. É uma solução que temos que tomar em conjunto”. Defendeu ainda a contratação de um secretário da Industria e Comercio que, segundo o vereador, poderia ajudar nesta questão do trânsito.

 

Marcio SaretoVEREADOR MÁRCIO APOIOU CRIAÇÃO DO CONSELHO DE TRÂNSITO

O vereador Márcio Sareto – PT (Magrão), ao fazer uso da tribuna, apoiou a ideia de se criar o Conselho de Trânsito no Município. Disse que deve ser estudada uma forma de fazer estacionamento rotativo em algumas ruas e avenidas do município.

Parabenizou o presidente do CMD pelo trabalho que vem fazendo a frente do esporte em Constantina e também todos os jovens, tios, colaboradores e pessoas que ajudaram e participaram na encenação da ressurreição de Cristo ocorrida no campo do Sete de Setembro. Fez um agradecimento especial a Secretaria de Obras, que segundo o vereador, muito ajudou na infra-estrutura do evento. 

O vereador mostrou-se preocupado pelo fato de a atual Administração ter repassado somente 100 mil reais para a Associação dos Universitários, quando no ano passado foi repassado 103 mil. Convidou todos para participarem do show de Cesar Paraná Rodeio.

 

Edemar MuneronVEREADOR EDE MOSTROU-SE PREOCUPADO COM A VELOCIDADE DOS AUTOMÓVEIS

 

Também entrando na seara do trânsito em Constantina, o vereador Edemar Muneron – PDT (Ede), comentou que se faz necessário sim várias rotatórias no município, principalmente na solicitada na indicação apresentada na Câmara. “O perigo que tem nesta travessa é muito grande pelo exagero de velocidade que alguns andam em seus automóveis. Ali já tinha uma rotatória, não sei porque ela foi tirada”, disse o edil, lembrando que no local pessoas já morreram pela alta velocidade pela precária sinalização ou facilidade de os automóveis andarem em alta velocidade.

 

Ari Dirceu GiacominiVEREADOR ARI TAMBÉM É FAVORÁVEL A CRIAÇÃO DO CONSELHO

 

Seguindo o raciocínio dos demais edis, o vereador Ari Giacomini – PSDB, também disse ser plenamente favorável a criação do Conselho Municipal de Trânsito. Para o vereador                    o aumento considerável de automóveis no município faz necessária a criação deste Conselho, que nortearia as questões de trânsito na cidade.

O edil elogiou ainda o CLJ pela encenação feita no Sete de setembro. Pediu apoio a iniciativa do Bloco “Vivo Bebido” que está organizando o Rodeio Cesar Paraná a ser apresentado no município nos dias 12,13 e 14 de abril. Deixo votos de pesar aos familiares de Paulino Zanella.

 

Lirio RigonVEREADOR   LIRIO QUER CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O TRÂNSITO

Na sessão do dia 04 de abril, o vereador Lírio Rigon (PP), ao falar sobre Trânsito, disse que é preciso entrar em contato com a polícia para que os motoristas respeitem o embarque e desembarque dos alunos próximo as escolas. Também pediu que os professores e pais expliquem aos alunos e filhos como ele devem atravessar uma rua. “É importante a criação do Conselho de Trânsito, mas temos que contratar um perito para nos ajudar a fazer as mudanças necessárias”, disse. O edil comentou ainda que até agora tivemos sorte que ninguém foi atropelado no trânsito e que alguns abusam da velocidade.

 

 

Gerri SawarisVEREADOR GERRI QUER INFORMAÇÕES SOBRE O USO  DO CAMINHÃO PIPA

 

Em seu pronunciamento, o vereador Gerri Savariz (PT) disse que a bancada de oposição apresentou pedido de informação ao executivo com a finalidade de esclarecer para a população para quem o caminhão pipa trabalhou no dia 16 de fevereiro. O edil disse que a bancada quer saber também a relação de todos os servidores municipais, independente da forma de vínculo, com o respectivo cargo ocupado, vencimento, lotação, bem como a relação dos servidores ocupantes de função gratificada, com o respectivo valor e a relação dos servidores contratados em 2013 com o respectivo cargo e salário.

Parabenizou o CLJ e a nova direção da AHCROS.

Sobre a criação do Conselho Municipal de Trânsito, disse que antes é preciso vencer alguns degraus, principalmente com relação a cobrança futura de multas. Mas afirmou que apóia a iniciativa do vereador Villa.

 

 

Lindomar DuranteVEREADOR LINDOMAR ESTÁ INDIGNADO COM O LIXO NO CONTORNO ASFÁLTICO

 

Depois de falar sobre a boa safra que os agricultores terão este ano, o vereador Lindomar – PMDB (Nego) fez críticas aos que estão jogando lixo no contorno asfáltico do município. “Temos que descobrir que está jogando o lixo no contorno do asfalto”, disse. Indignado, comentou que faz caminhada no asfalto e que lamenta o que está vendo. Pediu ainda que a Secretaria de Obras faça uma roçada no contorno dos asfaltos deixando mais limpo e com mais visibilidade.

Elogiou a equipe de bochas do Clube Comercial que está em mais uma final de campeonato regional e pediu que o Poder Executivo ajude no transporte da equipe, como era feito no passado.

Disse ser favorável a criação do Conselho Municipal de Trânsito.

 

Cleusa TomazzeliVEREADORA CLEUSA QUER AULAS DE YÔGA NO MUNICÍPIO

 

A vereadora  Cleusa Tomazelli (PT) em seu pronunciamento voltou a pedir que volte dentro da secretaria da Saúde as aulas de yôga. A vereadora parabenizou a secretaria da Saúde por estar realizando evento preventivo ao câncer uterino e ajudando na realização de mamografias e densitometria óssea, mas, cobrou que a prática do yôga volte e se torne uma política pública de saúde dentro da secretaria. “No ano passado era realizado esta atividade no município, e pessoas que fizeram comentaram que pararam até mesmo de fazer fisioterapia e que melhoraram muito da depressão”, disse a edil.  Ela lembrou ainda que todo o material já está comprado para as aulas, e que o poder Público deveria arrumar uma sala e um professor para dar continuidade as aulas. “Está comprovado que o yoga previne estres, insônia e ainda ajuda na postura da coluna”. Finalizou.

 

Aluisio VallePRESIDENTE DA CASA ABORDOU VÁRIOS ASSUNTOS

 

Último a se pronunciar, o vereador e presidente da Câmara, Aluisio Valle – PMDB  iniciou elogiando os jovens do CLJ pela apresentação que fizeram junto ao Campo do Sete de Setembro. Posterior elogiou o presidente do CMD pela boa organização do campeonato de Futebol Sete e do Campeonato inédito de vôlei de duplas. Comentou sobre o show de Cesar Paraná e da coragem dos integrantes do Bloco “Vivo Bebido” em promovê-lo. Finalizando disse estar muito feliz por ter assumido a presidência da Liga a Sra. Janete Schio. “Foi quando fui vereador que criamos a Liga Feminina de Combate ao Câncer em Constantina. Minha esposa ficou vários anos na presidência e fez um excelente trabalho, vejo que ele terá seqüência, pois a Janete é muito competente e já programou todas as atividades da Liga para este ano. Nos vereadores precisamos apoiar e incentivar os eventos da Liga”, afirmou.

Sobre o Conselho Municipal de Trânsito, disse que há anos está sendo comentada a sua criação e que apóia e espera que agora ele seja criado.