POLAQUINI DESTACA A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA E AS COOPERATIVAS DE PRODUÇÃO E CRÉDITO

por Patrick Savaris publicado 25/11/2021 21h25, última modificação 17/04/2024 16h15

No programa informativo (20/11) o vereador Gelso Polaquini (PT) agradeceu aos colegas pela aprovação de suas indicações, as quais agora depende do Executivo Municipal para serem atendidas. A indicação nº. 019/2021 trata da aquisição de uma roçadeira hidráulica para acoplar em trator, com o objetivo de promover as roçadas nas estradas gerais no interior de Constantina. A indicação nº. 022/2021 o vereador solicitou junto ao Executivo Municipal a cedência do prédio da antiga Escola da Linha Alto Paraíso, para que possa ser utilizado como garagem e local para centralizar as máquinas e implementos que são de propriedade do município e estão cedidos para as comunidades.

O vereador também destacou que buscou dados junto a Secretaria da Fazenda e na Exatoria, e até o momento o município de Constantina gerou mais de R$ 5 milhões de retorno do ICMS somente na agricultura, e R$ 1,5 milhões na indústria e comércio. Polaquini disse que tanto o setor agrícola como a indústria e o comércio são importantes e andam juntos, sendo que hoje 70% da população está no perímetro urbano. Gelso disse que também está fazendo esse levantamento de dados junto as cooperativas do município (crédito e produção) para se ter uma ideia do movimento, da geração de emprego, da importância destas cooperativas no município as quais foram fundadas por agricultores.

Esses dados foram apresentados na Sessão Ordinária do dia 22/11, oportunidade em que estavam presentes os representantes das cooperativas que atuam em Constantina, Coopac, Cotrisal, Cresol e Sicredi. Polaquini destacou a importância das cooperativas ligadas aos agricultores, e o valores movimentados por elas e o retorno do ICMS para o município.

Gelso relatou que o objetivo maior da presença dos representantes junto a Sessão, e que o Executivo e o Legislativo conheçam esses números e a importância das mesmas para Constantina. As quais são formadas por pessoas desta terra e que buscam o crescimento e desenvolvimento do município e do associado, que ao mesmo tempo que cresce fortalece a cooperativa que investe cada vez mais em Constantina.

Ao final cobrou uma maior valorização e apoio aos agricultores, “Quando agricultura vai bem, o comércio também se desenvolve mais”, destacou o vereador Polaquini que agradeceu a acolhida dos colegas vereadores e servidores nestes 60 dias em que esteve junto ao Legislativo.