VEREADOR ADEMAR DESTACA REUNIÃO COM ASSISTÊNCIA SOCIAL

por Patrick Savaris publicado 29/04/2021 08h00, última modificação 17/04/2024 16h15
O desafio é encontrar formas de além de suprir a necessidade de alimentos encontrar juntos, formas para inserir as pessoas necessitadas na sociedade, em alguma atividade produtiva, ou no mercado de trabalho.

No dia 19 de abril, a convite do vereador Ademar Francio da Fontoura, a equipe da Secretaria de Assistência Social do município esteve na Câmara de Vereadores para falar, e expor sobre os trabalhos realizados. Participaram desta reunião a primeira dama Cecília Menegazzo, a servidora Marisa Bressan e a Assistente Social Renata.

Na ocasião falaram sobre o cadastro único, através do qual as pessoas são selecionadas para terem acesso a programas do Governo Federal, como o Bolsa Família, programas de habitação, entre outros. Explicaram que quem seleciona as pessoas que têm direito a esse benefício não é o município, e sim o Governo Federal que através desse cadastro verifica os requisitos necessários para as pessoas se enquadrarem para receber esses benefícios.

Explicaram que é necessário que as famílias tenham esse cadastro atualizado, e com os dados fornecidos de forma correta, visto que a responsabilidade pelos dados fornecidos é da pessoa, e não do município, esse tem a função de lançar no sistema os dados.

O vereador Ademar destaca que através da Secretaria da Assistência Social as pessoas necessitadas recebem a cesta básica, esse benefício deveria ser concedido de forma provisória, quando por motivos de saúde e desemprego, a família não consegue ter acesso a alimentação, mas por muitas vezes isso torna-se quase que permanente, devido à dificuldade de inserir os necessitados em alguma atividade que possibilite sair dessa situação.

“Segundo a Assistente Social do município essa situação é preocupante, e vem se arrastando há tempos em nosso município, foram tentados implantar projetos sociais como horta Comunitária, padaria Comunitária, entre outros, para possibilitar que os envolvidos tenham condições de saírem dessa situação, praticando uma atividade, produzindo. Mas infelizmente esses projetos e outros acabaram, pela falta de adesão às atividades propostas”, destacou o vereador do PDT.

Durante a reunião comentaram que a procura pela cesta básica na Assistência Social é muito grande, e o município com seus próprios recursos não consegue suprir essa necessidade, por isso depende da doação de pessoas e entidades, através de campanhas.

“A conversa e aproximação entre o Legislativo e Assistência Social foi muito produtiva, visto que chegam muitas demandas neste sentido junto aos vereadores, alinhados com a Secretaria teremos condições de contribuir mais e de forma correta”, justificou o vereador Ademar.

Que disse que o diálogo entre a Casa Legislativa e a Secretaria continuará, pois, o desafio é encontrar formas de além de suprir a necessidade de alimentos encontrar juntos, formas para inserir as pessoas necessitadas na sociedade, em alguma atividade produtiva, ou no mercado de trabalho. Ao final o vereador Ademar agradeceu as meninas da Assistência Social, por aceitarem o convite para explicar o belo trabalho que realizam.