VEREADORES APROVAM IMPORTANTES INDICAÇÕES

por Patrick Savaris publicado 13/10/2022 10h14, última modificação 17/04/2024 16h15

Na última Sessão Ordinária (10/10) foram aprovadas duas importantes indicações, uma de autoria do vereador Edeval Borcioni (nº 023/2022), e outra apresentada pela vereadora Maria Borges (nº 024/2022).

A indicação de autoria do vereador Edeval, solicita que o Poder Executivo promova no município, ações e campanhas que auxiliem a APAC - Associação de Proteção aos Animais de Constantina: A - Que seja realizado no mês de outubro, ações em prol da vida animal, alusivas ao dia internacional dos animais (04/10): Campanhas de arrecadação de fundos para a APAC; Ações para doações de ração e utensílios para pets; Feiras de adoção; Campanhas de vacinação e castração; Campanhas educativas junto as escolas. B - Que o Poder Público disponibilize um servidor para colaborar com a APAC, principalmente na fiscalização de denúncias de maus-tratos aos animais. C - Que seja criada uma Lei Municipal, para impor multa aos infratores (Lei Federal 14.064), revertendo o valor para a APAC, para garantir o atendimento à vítima. D - Que seja implementado o censo animal, para realizar o levantamento do número de cães e gatos no município, e o cadastramento destes animais para o controle populacional.

O vereador Ede destacou que todos sabem da importância da APAC e do bom trabalho que é desenvolvido pelos seus voluntários. Pessoas que se doam a causa animal, colaborando com a saúde pública, sete dias por semana, 24h por dia sem ganhar nada em troca. “Esta indicação busca garantir que o trabalho que vem sendo realizado pela APAC, desde 2014, possa continuar a ser realizado no município. Pois a cada dia os casos de abandono e maus-tratos aumentam, e cada vez é mais difícil de conseguir voluntários em prol da saúde animal. Sendo que os custos para o atendimento das vítimas e despesas com ração, abrigo, cobertor, roupas e medicamentos são conseguidos através de doações, as quais estão diminuindo”, justificou o vereador Edeval.

A indicação apresentada pela vereadora Maria, solicita que o Poder Executivo implante junto a estrutura da antiga Escola Agropecuária, localizada na Linha Barra Curta Alta, uma creche para pessoas idosas.

A vereadora justificou que esse seria um local de acolhimento que ofereceria segurança, suporte e qualidade de vida aos idosos. Em que os familiares levariam seus idosos na parte da manhã, retornando aos seus lares ao fim do dia. No local, eles receberiam alimentação devida, além de cuidados médicos e participariam de atividades monitoradas.

As pessoas idosas requerem cuidados cujas famílias, muitas vezes, não podem oferecer. É cada vez mais comum a situação de idosos semi-independentes permanecerem sozinhos enquanto filhos, netos e parentes são obrigados a deixarem suas casas para trabalhar ou estudar. Nas últimas décadas, a sociedade brasileira envelheceu muito e que, por conta disso, surgiu a necessidade de planejar e executar ações que cuidem dessa população.

“Atualmente, Constantina não conta com nenhuma instituição que faça esse trabalho, é preciso oferecer espaço para atendimento, reabilitação, prevenção de situações de riscos pessoal e social, redução de internações médicas e do isolamento social dos idosos. Pois os familiares dos idosos precisam trabalhar para prover o sustento da família e acabam não tendo tempo para cuidar dessas pessoas”, destacou a vereadora Maria.