Informativo Sessão 18.04.2013

por guilhermebalestro — publicado 06/05/2013 20h27, última modificação 17/04/2024 16h14
Informativo da Sessão Ordinária realizada no dia 18.04.2013

Área de terra para eventos foi tema central dos vereadores

            Todos os vereadores que usaram da Tribuna da Câmara na sessão do dia 18 de abril, após comentarem sobre o aniversário de 54 anos do município e do show de Cesar Paraná Rodeio, afirmaram que se faz necessário o mais breve possível, a aquisição de uma área de terra através do município para a realização da Feicomel, carnaval, e outros grandes eventos. Também abordaram outros assuntos. Veja:

 

 

 

 

Gerri Sawaris

Vereador Gerri questionou distribuição das casas

 Em seu pronunciamento o vereador Gerri Sawaris (PT), após parabenizar o município pelos 54 anos e comentar sobre a necessidade da compra de uma área de terra, deu ênfase a questão da forma como foram feitas as escolhas de algumas famílias para ganharem as casas populares dentro do programa PAC II. “A atual Administração fez uma reunião com os vereadores dizendo que não concordava com a forma como a Administração passada tinha feito para escolher quem seria as pessoas que deveriam ganhar algumas casas do PAC II, porém, estão fazendo a mesma coisa, pois me informara que tem pessoas que vão receber casa que não residem no Bairro São Roque”, disse o edil.  Pediu que se faça uma reunião ou um decreto estabelecendo a forma de distribuição destas 18 ou 19 casas que restaram para serem distribuídas. Também sugeriu que seja ouvido o Conselho de Habitação ou o Conselho Municipal da Assistência Social antes da distribuição destas moradias. “Ouvi muitas famílias se lamentando que estão fazendo injustiça na distribuição das casas”, afirmou.

            O edil fez um comentário sobre o lançamento do livro da estudante Vanessa Locatelli que acontecerá na sexta, dia 26. Gerri elogiou a aluna e os demais alunos que tiveram participação no livro.

            Parabenizou ainda a nova diretoria do Grêmio Estudantil da Escola São José e disse que esteve com a vereadora Cleusa Tomazelli na Sec. De Obras conversando com o secretário Carboni para providenciar no aterro de algumas pontes.

            Parabenizou o funcionário Loivo Dietrech que está se aposentando dos serviços da Corsan e nunca apresentou um atestado médico.

 

Ari Dirceu GiacominiVereador Ari falou sobre as comemorações de aniversário do município

 Ao fazer uso do microfone da tribuna da Casa, o vereador Ari Giacomini (PSDB) falou sobre as comemorações alusivas aos 54 anos do município de Constantina, lembrando das pessoas que ao longo dos anos construíram a história do município. “Por motivo de economia o Poder Público não fez grandes investimentos, mas o que foi feito agradou a população”, destacou. Disse que esteve desde as primeiras horas da manhã no Estádio do Comercial, almoçou lá e ficou até o final da tarde quando foi feita a entrega da premiação aos vencedores. “Está de parabéns a Scolari pelo titulo, as demais equipes que participaram da Copa Constantina e o CMD pela organização”, comentou o edil.  Falou ainda da importância de todos ajudarem o município a adquirir uma área de terra para a realização dos grandes eventos que são feitos. Também destacou o fato de o Poder Público já estar se mobilizando para a realização da Feicomel 2014. Parabenizou o trabalho da secretaria da Saúde e da Sec. de Obras, esta por ter atendido um pedido seu  com elação  a mudança do local de desembarque e embarque das crianças da Creche Municipal.

            Sobre os projetos aprovados na Câmara, disse que todos vão ser importantíssimos para o setor agrícola do município.

 

 

 

Marcio SaretoVereador Márcio comenta sobre um espaço para os grandes eventos

 Após ter destacado os 54 anos de emancipação política administrativa de Constantina e as atividades que foram desenvolvidas em comemoração ao aniversário, o vereador Márcio (Magrão-PT) disse que está faltando um espaço adequado para o município fazer os grande eventos.  Afirmou que os vereadores, junto com Poder Executivo precisam encontrar uma solução e alternativa para o município adquirir uma área de terra e assim suprir este problema.

            Márcio parabenizou ainda o CMD pela organização da Copa Constantina de Futebol de Campo e as equipes que participaram da mesma.

            Deu destaque ao show de Cesar Paraná e elogiou os integrantes do Bloco Vivo Bebido, a Prefeitura e a Câmara por terem sido parceiros do evento. 

            Por fim disse que está vendo sobre o projeto “Cidade Digital”, que oportuniza a liberação da internet e Câmaras de Segurança para as ruas e avenidas da cidade. “É um projeto que estou conhecendo melhor e que vou buscar implantar no nosso município”, finalizou.

 

Cleusa TomazzeliVereadora Cleusa criticou licitação da merenda escolar

 Ao iniciar o seu pronunciamento, a vereadora Cleusa Tomazeli (PT) parabenizou a campanha da Liga Feminina de Combate ao Câncer que ajudou uma criança que tem leucemia. Comentou que o STR e o Coletivo de Mulheres são parceiros da Liga para promover ações que visem a prevenção do câncer no município. Parabenizou o secretário da Saúde pela campanha que realizou preventiva ao câncer do colo do útero, e sobre o grupo de gestantes que está organizando. Pediu que o secretário dê uma atenção especial as pessoas que tem problema de leucemia.

            Comentando sobre o projeto 37 disse que estamos todos frente a um grande desafio de como fazer com que os produtores produzam para vender para a merenda escolar. E, ainda abordando este assunto, disse que ficou sabendo que tem irregularidades na licitação feita para a merenda escolar do município. Segundo a vereadora quem ganhou a licitação se quer trabalha no interior para produzir o que está vendendo.

            Comentou ainda sobre o fato de que existe 460 mil disponível para a construção de uma Central de Comercialização, que seria muito importante para o município, mas que não existe área disponível em nome do município para isso.

 

Edemar MuneronVereador Edemar pediu calçamento no loteamento Farezin

Quando do seu pronunciamento, o vereador Edemar Muneron (PDT), pediu que o Poder Executivo providencie no calçamento do Loteamento Farezin. “Os moradores deste Bairro estão pedindo novamente. E agora, em razão das obras que foram construídas lá, se faz mais necessário ainda, principalmente porque nos dias que chove todos enfrentam problemas com barro e sujeira”, afirmou.

            Também parabenizou o município pelos 54 anos e os eventos que foram realizados em comemoração ao mesmo. Mostrou-se, assim como os outros vereadores, preocupado com a compra de um local para os eventos do município. “A gente percebe o quanto é importante ter um local onde se possam fazer estas festas. Vimos a dificuldade que tivemos no show do Cesar Paraná, principalmente no dia que choveu, e se tivermos um local adequado evitaremos estas dificuldades”, finalizou.

 

Lindomar DuranteVereador Lindomar falou sobre saúde e estradas

O vereador Lindomar Durante (Nego –PMDB) comentou que na Administração passada, quando queriam fazer a estrada da divisa da Linha Guardinha com o município de Rondinha, eram criticados, mas que agora os mesmos que criticavam estão fazendo a estrada. “Que bom que as pessoas viram que tinha necessidade de ensaibrar  esta estrada”.

            O vereador pediu que se dê uma atenção melhor por parte da secretaria da Saúde para as pessoas que precisam fazer radio e quimioterapia. “Tenho feito criticas e elogios a secretário Vilson, mas peço para que nos dias de radio e quimio se arrume um transporte melhor para as pessoas”, colocou.

            Comentou ainda que esteve participando do LA no Campo, na propriedade do Sr. Antonio Bonfanti na Linha Bonfanti e que lá aprendeu muitas coisas relacionadas a suinocultura.  O edil parabenizou a rádio Luz e Alegria e os apresentadores Loreno e Celso que muito bem apresentaram o programa desde as 4 horas da manhã. Sugeriu que as emissoras de rádio de Constantina também façam um programa deste tipo junto as propriedade do interior.

            Parabenizou o CMD pela organização da Copa Constantina e o Bloco Vivo Bebido pelo show de Cesar Paraná.

 

Almir VillaVereador Villa disse que áreas de terra deve ser uma prioridade

Almir Villa, vereador do PP, em seu pronunciamento na tribuna da Casa, focou seu discurso da necessidade urgente de o município adquirir áreas de terra para que possa assim colocar em práticas os projetos que está buscando junto ao Governo Federal.

            Comentou que o Poder Executivo deve mandar com urgência um projeto para a Câmara pedindo autorização para a compra de uma área de terra para a Feicomel e para realizar os outros grandes eventos do município.

            Villa comentou ainda que existe uma demanda grande para a construção de uma creche junto ao bairro São Roque, mas que os projetos emperram porque o município não tem lá uma área de terra em seu nome.

            Parabenizou o prefeito por ter convidado todos os vereadores, um de cada bancada para irem com ele a Brasília buscar recursos para o município.

            Finalizando disse que a Administração passada vendeu o veículo que transportava as pessoas que precisavam fazer hemodiálise, quimio ou radioterapia e não repôs o mesmo.

 

Lirio RigonVereador Lírio pediu investimentos nas indústrias e comércio local

No microfone do plenário da Câmara, o vereador Lírio Rigon (PP), comentou que é preciso investir mais nas indústrias e no comércio local. Para o edil, investindo na indústria e no comércio, o município terá retorno e desenvolverá ainda mais.       “Precisamos ter uma filosofia mais ampla sobre os investimentos. Precisamos ser bons administradores nas épocas de crise. Em Constantina estamos começando uma filosofia de mudança e por isso é preciso dar tempo para que o trabalho apareça.

            Falando de saúde, disse que as pessoas que fazem radio e quimio só tiveram auxilio de um ano para cá, quando era secretário o Aluisio.

            Sugeriu ainda que se faça uma quadra de esportes junto ao terreno da prefeitura, localizado na esquina da Av. João Mafessoni com a Av. Amândio Araujo. “Neste local, que não se usa para nada, dá para fazer uma quadra de futebol de areia, de vôlei, com arquibancadas e iluminação. Tivemos recentemente um belo campeonato de vôlei e agora a região quer participar também, por isso sugiro que se faça um local adequado para estas competições”, finalizou o vereador.

 

 

Presidente da casa quer revisão no código de postura do municípioAluisio Cesar Caleffi Valle

            Ao fazer uso da palavra o vereador e presidente da Câmara, Aluisio Valle (PMDB), disse que a partir do mês de maio estará organizando reuniões com o objetivo de revisar e melhor organizar o Código de Postura do Município. Comentou que o mesmo foi criado em 1991 e de lá para cá muita coisa mudou, evoluiu no município e que se faz necessário então mudar também partes do Código.

            Comentou ainda que é preciso rever a Lei 1.971, que estabelece incentivos as empresas do município. “A lei deixa lacunas que precisam ser corrigidas”, comentou.

 

Parabenizou a secretaria da Saúde pela campanha que fez preventiva ao câncer do colo do útero. Ao Bloco Vivo Bebido, a empresa CPP  do Guiseli e Juarez,  e ao empresário Nei Frizon, que com o apoio da Prefeitura, Câmara e empresários do município trouxeram o espetáculo do Cesar Paraná e, finalizando disse que vai encaminhar oficio ao Departamento Pessoal da Prefeitura para saber quantos atestados médicos foram apresentados nos últimos 15 anos e quem os apresentou. “O vereador Gerri comentou que o funcionário Loivo, da Corsan, está se aposentando e nunca apresentou um atestado médico sendo que sempre  trabalhou todos estes anos lidando com água, quer seja no inverno ou no verão, e alguns dos funcionários do nosso município  vivem de atestado. Vou saber como está isso e vou levar ao conhecimento da população”, finalizou.