Informativo Sessão 21.03.2013

por guilhermebalestro — publicado 27/03/2013 20h06, última modificação 17/04/2024 16h14
Informativo da Sessão Ordinária realizada no dia 21.03.2013

 

PRESIDENTE DA CASA FEZ PEDIDO DE INFORMAÇÃO SOBRE O DECRETOAluisio Cesar Caleffi Valle

Após ter parabenizado a Escola São José pelos 53 anos, a Rádio Atlântica pelos 24, o CLJ,  o CTG e patronagem da Campeira pela organização da 1ª Campeia do Município, o presidente da Câmara, Aluisio Valle (PMDB), centrou seu pronunciamento num pedido de informação que redigiu e enviou ao Poder Executivo solicitando informações por escrito referente ao decreto de emergência econômica publicado por este.

Aluisio disse que tal pedido tem como único intuito esclarecer de uma vez por todas a verdadeira situação de como a prefeitura foi entregue para os atuais administradores. “A população quer a verdade, e de posse dos documentos que foi solicitado, os vereadores terão condições de, após analisá-los, dar às informações corretas e necessárias a população”, disse o presidente.

Aluisio comentou ainda um pouco sobre a história do PMDB, que no dia 24 de março comemorou 47 anos de existência. Destacou a luta pela democracia levantada pelo partido e recentemente a dos royalties que se der certo a nova distribuição muito irá ajudar os Estados e municípios do Brasil, inclusive Constantina.

 

 

Almir VillaVEREADOR VILA PROPÔS PARCERIA PARA   ORGANIZAÇÃO NOS PASSEIOS

Em seu pronunciamento o vereador Almir Villa (PP),  pediu que a Administração Municipal estabeleça  uma parceria com os moradores do município para que sejam melhorados muitos dos passeios das ruas e terrenos. “Temos bons asfaltos, mas muitos passeios estão deixando a desejar”, comentou. O edil disse que já apresentou uma indicação neste sentido no ano de 1994 e que até o presente não teve seu pedido atendido, e que agora espera ver o trabalho realizado. “O município coloca a mão-de-obra e o morador o material, assim se estabelece uma parceria onde todos ganham e teremos uma cidade mais bonita e mais organizada”, afirmou. Pedi ainda que sejam notificados os  proprietários de terrenos abandonados para que estes  tenham um prazo de executar a limpeza, não o fazendo, que o município limpe e coloque a despesa em dívida ativa.

O vereador espera que até o início de maio se dê inicio a estes trabalhos.

Vila parabenizou a Secretaria de Obras que num período de 60 dias conseguiu dar a volta em todo o município e deixou as estradas em boas condições para o escoamento da safra.

Criticou o fato de que foi preciso notificar o prefeito Bráulio no cartório para que este comparecesse na prefeitura para assinar documentos de sua responsabilidade.

 

Marcio SaretoVEREADOR “MAGRÃO” FALOU SOBRE O CLJ

Ao usar o plenário da Câmara, na sessão do dia 21 de março, o vereador Márcio Sareto (Magrão -PT), após elogiar a campeira que foi feita em Constantina, elogiou o trabalho dos jovens que integram o CLJ, que segundo ele, realizam um trabalho muito importante na comunidade. Convidou todos para participarem das ações do CLJ, em especial da encenação da paixão de Cristo, que este ano acontecerá no campo do Sete de Setembro. “Vou apresentar um projeto ou uma indicação solicitando que este evento seja incorporado ao calendário de eventos oficiais do município, pois os jovens que estão envolvidos no CLJ e em outras entidades importantes, ficam longe de coisas nocivas a sua saúde”, comentou.

Pediu ainda que a Secretaria de Obras providencie na colocação de lâmpadas junto a Rua Ulisses Guimarães.

 

Lirio RigonVEREADOR LÍRIO QUER MELHORIA NOS ESTACIONAMENTOS

Em seu pronunciamento na sessão do dia 21, o vereador Lírio Rigon (PP) apresentou duas indicações visando melhorar o estacionamento das ruas da cidade. Uma, que o Pode Executivo aumente a faixa de rolamento no lado esquerdo de quem sobe pela Avenida João Mafessoni, em frente a Rodoviária Estadual possibilitando o estacionamento de dois ônibus para embarque e desembarque. A outra indicação do edil pede que o Poder Executivo providencie estacionamento oblíquo nas mediações da Praça Getúlio Vargas e readequação dos espaços demarcados para os pontos de táxi.

Lírio criticou ainda algumas pessoas e principalmente alguns funcionários do município que estacionam seus veículos em frente a prefeitura, ocupando todo o dia o local. “Não estão obedecendo ao estacionamento rotativo em frente a prefeitura, vou providenciar num projeto que os automóveis com placa de Constantina que ficarem ali por mais de uma hora, que sejam multados”, enfatizou.

Pediu ainda que a Secretaria de Obras faça um trabalho de alargamento no trecho de estrada próximo ao silo da Cotrisal para facilitar o fluxo dos caminhões e automóveis.

Defendeu o fato de a atual administração ter feito o Decreto de Emergência Econômica. “Meu partido há 12 anos errou, ficou devendo e foi denunciado, porque que agora os que estavam no poder não podem ser denunciados?”, perguntou o vereador.

Finalizando parabenizou a Rádio Atlântica pelo aniversario de 24 anos.

 

Lindomar DuranteVEREADOR LINDOMAR QUER ESTRADAS EM BOM ESTADO

Ao usar da palavra, na sessão do dia 21 de março, o vereador Lindomar (Nego – PMDB), primeiramente elogiou o secretário da Saúde que está tomando providências com relação aos oncológicos do município. “Critiquei quando achei necessário, agora elogio porque o trabalho melhorou”, comentou.

O vereador disse estar preocupado com o estado de grande parte das estradas do município, que segundo ele não estão em boas condições para o escoamento da produção. Também criticou o decreto publicado pelo Poder Executivo. Para o vereador, o decreto diz que tem que ter contenção de despesas mas que o município está contratando cada vez mais pessoas. Disse que deve ser feito uma comissão formada por um vereador de cada partido para ir falar com o prefeito sobre o decreto.

 

Edemar MuneronVEREADOR EDEMAR QUE SINALIZAÇÃO NAS RUAS DO BAIRRO

O vereador Edemar Muneron (PDT), em seu pronunciamento, pediu que sejam colocadas placas de sinalização com nome ou número das ruas do Bairro São Roque. Segundo o vereador, muitas pessoas que vem de outros municípios e até mesmo de Constantina, não conseguem encontrar as pessoas que desejam falar porque as ruas não têm sinalização.

Também se colocou favorável a indicação do vereador Villa para melhorar os passeios da cidade. “A cidade cresceu e é preciso que a Administração ajude os moradores para que eles possam fazer seus passeios”, afirmou. Ede também se colocou favorável a limpeza dos terrenos baldios. “Está aí o problema da dengue e é importante que os moradores façam a limpeza dos terrenos, ajudando no combate a dengue”, finalizou.

 

Cleusa TomazzeliVEREADORA CLEUSA FALOU DAS CONQUISTAS DO STR

Na tribuna da Câmara, na sessão do dia 21, a vereador Cleusa (PT) elogiou o trabalho que o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Constantina está fazendo. “Desde 2001 o STR trabalha com projetos de habitação, e agora tem mais uma conquista, as pessoas do Grupo 1 irão receber 25 mil reais a fundo perdido para a construção de suas casas, e deste valor irão devolver somente mil reais, em quatro parcelas”, falou. A Vereadora disse ainda que o Sindicato está trabalhando também para os moradores do perímetro urbano, onde os mesmos podem ter acesso até o valor de 45 mil reais para construírem suas casas. “Isto mostra a importância das mobilizações sociais, das entidades voltadas ao social e do trabalho que o STR está fazendo na comunidade”, afirmou.

A edil pediu ainda que a Secretaria da Saúde volte a ter as aulas de yôga para os constantinenses.

 

Gerri SawarisVEREADOR GERRI FALOU SOBRE O DECRETO

O vereador Gerri Savariz (PT), usou grande parte do seu pronunciamento para falar sobre o Decreto de Emergência Econômica publicado pelo município. Segundo ele, soa estranho que o mesmo foi feito no dia 22 de fevereiro e só veio a público no dia 11 de março. Disse ainda que o decreto quase não existe, é quase nulo e que não viu município nenhum da região ter feito decreto neste sentido. “Não tenho a preocupação de quem está com o melhor discurso político, temos é que esclarecer os fatos, e contra os fatos não existem argumentos”, afirmou o edil.

Criticou o fato de no dia 19, feriado no município, um caminhão realizava serviços e acabou capotando. “Se o decreto disse que não é para ter gastos, não deveria este caminhão estar trabalhando”, ponderou.

Mostrou ainda preocupação com o fato de que grande parte do orçamento do município é gasto com o funcionalismo e que esta despesa não pode ultrapassar os 51% do orçamento, e que cada vez  mais está sendo contratado pessoas.

Parabenizou a Escola São José pelos 53 anos .

 

Ari Dirceu GiacominiVEREADOR ARI  DISSE QUE PREFEITO RECEBEU OS COFRES ZERADOS

Ao se pronunciar, o vereador Ari Giacomini (PSDB), disse que o prefeito Leomar recebeu a prefeitura com os caixas zerados. “O prefeito chega e se depara com uma situação desfavorável, com os caixas vazios, e o decreto traz a público a situação. É justo que se trabalhe honestamente com a população”, afirmou.

Com relação ao caminhão que capotou o vereador disse que o empresário que solicitou o serviço pagou as despesas de combustível e as horas extras dos funcionários. “mesmo a prefeitura tendo cobrado o serviço, não tiro a razão do vereador Gerri”, ponderou.

Ari elogiou a iniciativa do Poder Público em auxiliar ainda mais os Universitários que, buscam conhecimentos para ajudarem a sociedade a ser cada vez melhor.

Parabenizou a Escola São José pelos 53 anos, o CTG Taquauruçu e os organizadores da 1ª Campeira do Município de Constantina.