Novos Cursos Federais para a região

por fernandamarcondes — publicado 23/06/2015 15h25, última modificação 17/04/2024 16h14

Ocorreu na terça feira, dia 16 de junho, nas dependências do Instituto Federal Farroupilha – câmpus Frederico Westphalen, uma reunião para tratar sobre o Plano de Desenvolvimento da Unidade-PDU do câmpus do IF FW. Essa atividade ocorreu com a participação da Reitora do Instituto Federal, diretor do câmpus de Frederico Westphalen, autoridades regionais e representantes dos movimentos populares. Nessa atividade, foram apresentados os passos que estão sendo dados para a implantação do Instituto Federal na região, bem como as possibilidades de cursos que serão ofertados no período 2015- 2018. Atendendo ao catálogo de cursos do Ministério da Educação, em 2015 serão priorizados os cursos dos eixos temáticos de Recursos Naturais e In formação e Comunicação, para 2016 de Gestão de Negócios e para 2018 de Controle e Processos. Abaixo alguns dos cursos ofertados.

Nível Médio- já estão sendo ofertados os cursos Integrados de Agropecuária e Informática, além do curso de Agropecuária subsequente, isto é para aqueles alunos que já acabaram o ensino médio. Está previsto para 2018 a criação do curso de nível médio subsequente em Mecânica e Eletrotécnica.

Nível superior- serão ofertados basicamente cursos de formação de professores, Física e Matemática poderão estar entre os ofertados. Um pedido da comunidade regional que poderá ser atendido a partir de 2017 é a oferta do curso de Medicina Veterinária que tem como objetivo atender a necessidade das agroindústrias e serviços de inspeção municipal.

O município de Constantina esteve representado pelo Ver. Gerri Sawaris que defendeu a necessidade do Instituto ofertar cursos de extensão como o de formação continuada de professores, além daqueles já citados anteriormente. O Grêmio Estudantil Casemiro de Abreu da Escola São José foi representado pelo aluno Mathias Sachetti Moser. Representando o município de Ronda Alta, estiveram presentes o Ver. Antonio Gadini e a Secretária de Educação Elizete Raimondi.

Foto Reunião Novos Cursos Frederico