Poder Legislativo de Constantina Parabeniza todos os pais

por fernandamarcondes — publicado 06/08/2014 11h02, última modificação 17/04/2024 16h14
Na 13ª Sessão ordinária realizada dia 04/08/2014. Os vereadores apreciaram vários projetos e se pronunciaram em vários assuntos mas, de forma especial destacaram a passagem do dia dos pais no próximo domingo dia 10/08/2014.

Na 13ª Sessão ordinária realizada dia 04/08/2014. Os vereadores apreciaram vários projetos e se pronunciaram em vários assuntos mas, de forma especial destacaram a passagem do dia dos pais no próximo domingo dia 10/08/2014. É com esta mensagem que os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Constantina parabeniza todos os pais pela passagem do seu dia.

“Ser pai é acima de tudo não esperar recompensas. Mas ficar feliz caso e quando cheguem. É saber fazer o necessário por cima e por dentro da incompreensão. É aprender a tolerância com os demais e exercitar a dura intolerância (mas compreensão) com os próprios erros.

Ser pai é aprender errando, a hora de falar e de calar. É contentar-se em ser reserva, coadjuvante, deixado para depois. Mas jamais falar no momento preciso.

É ter a coragem de ir adiante, tanto para a vida quanto para a morte. É viver as fraquezas que depois corrigirá no filho, fazendo-se forte em nome dele e de tudo o que terá de viver para compreender e enfrentar.

 Ser pai é aprender a ser contestado mesmo quando no auge da lucidez. É esperar. É saber que experiência só adianta para quem a tem, e só se tem vivendo. Portanto, é agüentar a dor de ver os filhos passarem pelos sofrimentos necessários, buscando protegê-los sem que percebam, para que consigam descobrir os próprios caminhos. Ser pai é saber e calar. Fazer e guardar. Dizer e não insistir. Falar e dizer. Dosar e controlar-se. Dirigir sem demonstrar. É ver dor, sofrimento, vício, queda e tocaia, jamais transferindo aos filhos o que, a alma, lhe corrói.

Ser pai é ser bom sem ser fraco. É jamais transferir aos filhos a quota de sua imperfeição, o seu lado fraco, desvalido e órfão.

Ser pai é aprender a ser ultrapassado, mesmo lutando para se renovar. É compreender sem demonstrar, e esperar o tempo de colher, ainda que não seja em vida. Ser pai é aprender a sufocar a necessidade de afago e compreensão. Mas ir às lágrimas quando chegam.

 

Ser pai é saber ir-se apagando à medida em que mais nítido se faz na personalidade do filho, sempre como influência, jamais como imposição. É saber ser herói na infância, exemplo na juventude e amizade na idade adulta do filho. Que Deus abençoe cada um dos pais existentes nesse mundo, esteja ele perto ou longe de seus filhos, que não espere apenas pela festa de comemoração e pelos presentes mas, que seja reconhecido pelo seu papel diante da família e da sociedade sendo exemplo de amor, comprometimento, honestidade e dedicação a sua família. Parabéns a todos os Pais”