VEREADOR ADEMAR DESTACA AS ATIVIDADES LEGISLATIVAS

por Patrick Savaris publicado 03/12/2021 00h55, última modificação 17/04/2024 16h15

O Presidente Ademar Francio Da Fontoura (PDT) destaca as Sessões e atividades realizadas no mês de novembro em que participou, representando o Poder Legislativo.

Dos projetos aprovados na Sessão do dia 08, o vereador Ademar destacou o Projeto de Lei nº. 73/2021 - Institui o regime de previdência complementar no âmbito do município de Constantina; O Projeto de Lei nº. 76/2021 - Autoriza o município de Constantina a repassar valores à APAE; O Projeto de Lei do Legislativo nº. 09/2021 - Dispõe sobre a utilização de imóveis público e privado para a criação de estacionamentos em terrenos não edificados na área central do município; E o Projeto de Resolução nº. 01/2021 - Institui o Código de Ética Parlamentar do Município de Constantina.

Na Sessão do dia 22, o vereador Ademar destacou o Projeto de Lei nº. 74/2021 - Que fixa o perímetro urbano da cidade de Constantina; O Projeto de Lei nº. 79/2021 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder auxílio financeiro, na forma de subvenção social, à Associação Hospitalar Comunitária Regional de Saúde – AHCROS; O Projeto de Lei do Legislativo nº. 10/2020 - Dispõe sobre a padronização da identificação dos veículos de propriedade do município de Constantina; E o Projeto de Lei do Legislativo nº. 06/2021 - Instituí a declaração municipal de direitos de liberdade econômica.

O presidente da Casa Legislativa esteve participando no dia 11 do lançamento do livro da Constantinense Katia Bonfanti, “Consumo e Produção Responsáveis: Experiências Brasileiras”, o qual coloca sobre experiências de produção e consumo conscientes. Ainda no dia 11 o vereador Ademar juntamente com o Prefeito Municipal Fidelvino Menegazzo, receberam a Deputada Estadual do PDT Juliana Brizola, neta do saudoso Leonel Brizola. Juliana falou dos seus três mandatos na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, suas contribuições importantes, e comunicou que irá concorrer à Deputada Federal nas próximas eleições. Colocou seu mandato, e seu gabinete na Assembleia Legislativa à disposição do município, sendo que voltará à Constantina para apresentar suas ideias e sua candidatura a Deputada Federal, no próximo ano.

Nos dias 13 e 14 de novembro, prestigiou a II Copa SICREDI - FAPAN, que ocorreu no campo do Comercial, com a participação de mais de 400 atletas de nove municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ademar destacou a importância da escolinha da Chape para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças e jovens, enaltecendo a dedicação dos dirigentes do polo de Constantina.

Também nos dias 13 e 14 marcou presença no XII FERCAN, organizado pelo GECA, e pela Escola Estadual São José. Ao usar da palavra o vereador Ademar falou da importância dos jovens se envolveram em movimentos de escolas, “Sou um entusiasta dos jovens, me transmitem alegria, força e esperança. Agradeço a todos os envolvidos no evento, é importante incentivar a cultura”, comentou o presidente do Legislativo.

No dia 23 participou do lançamento do IV volume do Livro Crianças Constantinenses Escrevendo Histórias, “Memórias do nosso povo”. Ademar parabenizou todos os envolvidos na produção deste livro e falou da importância de escrever para registrar momentos, para preservar memórias do povo com o qual convivemos, “As histórias e as memórias de um povo devem passar de geração em geração”, finalizou o vereador.

No dia 26 como membro do fórum municipal de educação, participou da conferência municipal, onde foi apresentado o trabalho realizado com todas as Escolas Municipais, avaliadas as metas estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura, e avaliadas as propostas de atividades para a educação do município. Também neste dia participou com os demais vereadores de um almoço em homenagem a Terceira Idade, promovido pela Secretaria de Assistência Social do município.

No último domingo, 28/11, o vereador prestigiou a 1ª edição do Cicloturismo de Constantina, que contou com a participação do pedal mais de 70 ciclistas, dos municípios de Constantina, Trindade do Sul, Sarandi, Três Palmeiras, Carazinho, Colorado, Nova Boa Vista e Frederico Westphalen. Da Casa Legislativa participaram os ciclistas Cristian Bratz, Edeval Borcioni e Fabricio Giacomini.

Ademar relatou que a saída aconteceu em frente a loja Marathon, com uma parada na Paróquia São José. Após um percurso aproximado de 10km, passando pelas Linhas Braga e Gheller, o café foi servido na propriedade da família Berti, Linha Guardinha. O trajeto ainda percorreu as Linhas Belli, Rodeio Alto, Rodeio São João e Savaris, com paradas onde havia água e frutas à disposição dos participantes. O destino final foi o Camping Recanto das Pedras, onde após a entrega de medalhas e fala de autoridades, foi servido um almoço aos presentes.

No dia 30, juntamente com o vereador Edeval Borcioni, participou do lançamento do livro: “O mundo dos gatos”, escrito pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Santa Terezinha, trabalho organizado e conduzido pela professora Veronica Buemo Sawaris. Ademar destaca que a leitura e a escrita contribuem para o desenvolvimento cognitivo e intelectual.

Mais um mês na presidência da Casa, o vereador Ademar agradece a colaboração dos colegas e servidores, que colaboram para o bom andamento das atividades. E destaca que a Casa Legislativa está sempre atenta às demandas da comunidade, da mesma forma está sempre aberta a toda a população. “No próximo mês teremos duas Sessões (06/12 e 20/12) sempre às 18 horas, acompanhe o trabalho do seu vereador, assistindo as Sessões, e também acessando a página da Câmara de Vereadores no Facebook, ou no site para acompanhar os projetos, indicações e pedidos de informação apreciados e votados”, informou o vereador Ademar que está sempre aberto ao diálogo, a ideias, sugestões, e críticas quando for o caso.