Audiência Com RGE

por fernandamarcondes — publicado 18/11/2013 11h13, última modificação 15/07/2015 17h13
Aconteceu no dia 14 de novembro (quinta-feira), na Câmara de Vereadores de Constantina, uma reunião/audiência promovida pelos vereadores com a participação do Sr. Marciano Knebel, Executivo de Contas da RGE, com o objetivo de discutir os problemas inerentes a qualidade da energia disponível no interior do município de Constantina e também na cidade.

Num primeiro momento se pronunciou o presidente da Câmara e da ASCAPRO, Aluisio Valle, que colocou da sistemática da reunião e dos objetivos da mesma. Posterior se pronunciaram o vice-prefeito Fidelvino Menegazzo, o presidente da Coopac, Ivor Vicentini, o presidente da Cotrisal, Maraschin, o representante do STR, Nelci Araldi, representante da Cresol, Valdecir Lazaretti, o vice-presidente da Acisac, Fabricio Giacomini, e o representante da Emater, Aldoir Ott. Todos elencaram as dificuldades que estão tendo os agricultores de manter seus investimentos e de realizarem novos, tudo devido a qualidade da energia elétrica que chega até as propriedades.

Na seqüência fez uso da palavra o representante da RGE, Marciano Knebel, que após ter feito um histórico da RGE, explicou o que é “luz fraca”, “luz forte”, onde e quando há necessidade de trifásica, e que a luz está chegando com pouca intensidade nas propriedades do interior porque os agricultores fizeram investimentos para a área do leite, suinocultura, compraram equipamentos e  aparelhos que importou em sobrecarga e não houve comunicação disso a RGE, havendo agora a necessidade de se fazer uma atualização de carga para sanar o problema.

Os agricultores presentes na reunião/audiência também tiveram a oportunidade de se manifestar e sanar dúvidas.

Segundo os vereadores de Constantina, o próximo passo será a realização de uma reunião com as entidades e cooperativas que participaram da reunião para entregar aos mesmos a ficha de levantamento de carga afim de que possam fazer junto aos agricultores esta atualização e assim cobrar depois da RGE as melhorias necessárias. Aluisio disse também que a ASCAPRO – Associação das Câmaras de Vereadores da Zona da Produção será parceira no pleito dos municípios com relação ao assunto.

Os vereadores Gerri, Ari, Nego, Villa, Cleusa e Ivanete, que participaram da reunião também cobraram da RGE melhorias na qualidade da energia.

Audiencia RGE mesa Audiência RGE - público