VEREADORA SONIA COMENTA ELEIÇÃO 2020

por Patrick Savaris publicado 03/12/2020 09h16, última modificação 17/04/2024 16h15

A vereadora Sonia Camara Lima teceu alguns comentários sobre a eleição 2020. Falou do clima tranquilo da campanha eleitoral, mas lembrou que também é possível fazer campanha com ética, paz e respeito, mesmo sem Coligação ou Consenso.

Parabenizou todos os candidatos que concorreram nesta eleição, especialmente os que se elegeram, desejando a todos um excelente mandato. Ressaltou que Fidel e Adroaldo tem um compromisso muito sério com a comunidade constantinense e muito trabalho pelos próximos quatro anos, em união com os partidos que compõem a Coligação, dialogando com a sociedade e com o Legislativo, para poder realizar as metas pretendidas e defendidas na campanha.

Disse que, apesar de aumentar muito a participação feminina nos processos eleitorais, em todo o país, Constantina regrediu, pois não elegeu nenhuma mulher. E entre os municípios da região, nossa Câmara será a única que não terá a presença feminina na sua composição. Segundo ela, a participação da mulher na política, aqui, ainda é muito tímida, e que todos os partidos políticos deveriam ter um olhar mais atento para isso. Ela acredita que a mulheres precisam se preparar, se engajando nas ações políticas e se fortalecendo para ocupar espaços de poder de decisão.

No entanto, os partidos também precisam dar suporte, estrutura e capacitação para que isso aconteça, oportunizando o protagonismo feminino que pode levar a uma candidatura, não porque a lei exige, mas por vontade das lideranças políticas e da própria mulher. Em outras palavras, é preciso valorizar as mulheres todo o tempo.

Nesse aspecto, a vereadora faz um mea-culpa, porque entende que pouco contribuiu para fortalecer outras mulheres e que, em Constantina, o Movimento de Mulheres Progressistas deixou de fazer a sua parte nesse sentido. Aliás, para ela, os Movimentos de Mulheres que há em cada partido, precisam fazer muito mais para avançar nessa questão. E concluiu, afirmando que acredita em dias melhores para o nosso município, em todos os aspectos.